top of page

6 palestras para assistir do TEDx com mulheres inspiradoras

  • Foto do escritor: Karla Esteves
    Karla Esteves
  • 30 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de out. de 2020


girlpower ilustração
Ilustração: @gingiber

Gosto de assistir TED Talk porque sempre que pesquiso um tema que gosto ele é abordado por diferentes pontos de vista e com diferentes histórias. Geralmente são palestras de mais ou menos 20 minutos, porém nesse pouco tempo o conhecimento adquirido às vezes é muito maior que muitas palestras de 2 horas ou até workshops de um dia. Mais um motivo para crer que quantidade não é paramentro para qualidade.


Separei seis palestras de mulheres que me inspiraram e que adorei ouvir cada palavra de ensinamento compartilhada por elas:


Acredito que muitas pessoas estão ouvindo bastante esse nome ultimamente. Tem uma palestra dela que entrou há poucos meses na Netflix e seu livro " A coragem de ser imperfeito" também está na lista dos mais vendidos no mundo. Mas não é por menos, ela aborda os temas vulnerabilidade e vergonha com muita naturalidade e nos faz repensar que o que crescemos ouvindo de muitos adultos, às vezes até de nossos pais, na verdade é o extremo oposto. Coragem e vulnerabilidade andam lado a lado e não em lados opostos.


Nessa palestra, Mónica fala como o feminino está ligado à natureza e como os ciclos naturais(as quatro estações) estão ligados ao nosso corpo. Não devemos nunca deixar de acreditar que somos menos capazes por sermos mulheres, pois carregamos dentro de nós algo belo e que pode gerar vidas.


A Elizabeth Gilbert é autora de um dos meus livros favoritos "comer, rezar e amar". Mesmo que você não tenha lido ou assistido ao filme, tenho quase certeza de que você já ouviu falar dele. Na palestra ela fala sobre como continuar criando novos projetos sem se render a pressão e ao medo de nunca mais ter uma obra como best seller.


Após passar por uma crise pessoal e receber o conselho de uma pessoa que a conhecia muito bem, a Karina resolveu seguir uma viagem rumo à África. No percurso da viagem ela percebeu como as pessoas vivem presas a seus celulares e deixam de interagir umas com outras. Mas a verdade é que às vezes recorremos a essa pequena tela em nossas mãos porque desaprendemos como interagir ou iniciar uma conversa com outras pessoas. Ao longo da palestra ela também dá dicas de como iniciar uma conversa ao fazer novas amizades.


A Paola é a personificação da pessoa que não se deixa abalar pelas dificuldades da vida. Mesmo nos piores momentos de sua carreira ela respirou fundo e confiou na sua intuição, nunca desistindo e sempre correndo atrás de seus sonhos. Ela se arriscou, acreditou no seu potencial e fez valer a pena cada decisão tomada. Hoje além de cozinheira é também empresária.


Chimamanda, feminista e escritora, fala ao mesmo tempo em "We should all be feminists" de uma forma sutil e direta sobre um tema que merece muito destaque em todos os cantos do planeta: desigualdade de gênero. Estamos avançando? Sim, estamos. Mas ainda temos um longo percurso pela frente e não teria discurso melhor do que o da Chimamanda para enfatizar isso. Como ela diz, são os pequenos atos no dia a dia que mais incomodam muitas mulheres. Só recomendo que ignorem 20% dos risos de uma plateia que desconhece timing, porque apesar dela ter muito tato e leveza ao falar sobre o tema, não consegui ver a graça que muitos viram em partes da palestra que não havia motivo algum para risada. Desabafo à parte rs essa é uma palestra que todos deveriam assistir, especialmente pais de crianças pequenas. Eu também acredito que a educação das crianças é a base principal para o primeiro passo da igualdade de gêneros.


Boa semana!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post

©2019 by maré lunar. Proudly created with Wix.com

bottom of page