O livro da vitrine
- Karla Esteves
- 11 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de dez. de 2019

Com o excesso de exposição das nossas vidas nas redes sociais, querendo ou não, acabamos nos tornando o livro da vitrine, onde outras pessoas se acham no direito de criticar, às vezes da pior forma, nossa história. E verdade seja dita, em muitos dos casos tenho certeza de que essas críticas nunca seriam ditas pessoalmente. Essas pessoas se escondem atrás da sua própria insegurança julgando a vida do outro. E apesar do nosso livro estar na vitrine, há uma barreira de vidro também conhecida como respeito fazendo essa divisão, e só porque você não a vê, não quer dizer que ela não exista.
Algumas mídias sociais fazem as pessoas se esquecerem da sua própria essência, por quererem tão desesperadamente chegar em tal patamar. Patamar esse que nem existe, a não ser em suas mentes. Elas comparam suas vidas com outras que muitas vezes nem são reais. Está tudo tão errado, que é até difícil colocar em palavras. O fim dos likes no instagram fez muitas pessoas sentirem um alívio imediato, mas a pergunta certa a se fazer é por que você sentiu esse alívio? Se você acha que a aprovação de outras pessoas no modo como você vive sua vida te faz se sentir melhor é porque algo precisa ser repensado.
Esses números não precisam ser a base de todas suas ações a cada momento. Passar a escolher suas viagens e os lugares que você frequenta só para mostrar o quão “feliz” e “descolado” você é, te faz viver uma realidade paralela. Você passa a viver querendo a aprovação de pessoas que só estão buscando o mesmo tipo de aprovação na vida delas. E de repente essa realidade deixa se tornar paralela quando você percebe o alto número de pessoas depressivas, aí você se dá conta de que o paralelo se conectou com o existencial.
As pessoas estão ficando doentes porque elas têm medo de serem elas mesmas e de se sentirem excluídas ou julgadas — eu mesma já passei por isso e ainda me pego às vezes com essa insegurança. Mas temos que nos lembrar de que um livro na vitrine sempre será julgado, porque algumas pessoas simplesmente não se contêm, seja sua vida “perfeita” ou não. Então chegou o momento de rever tudo o que fez até agora só esperando aprovações, porque passar a ser quem você realmente é só porque não terão likes para medir a aprovação alheia me diz que os problemas não irão embora num passe de mágica. A sua falta de confiança ainda fará parte dos próximos capítulos da sua vida, só que dessa vez nas entrelinhas.
Se você acha que ficar uns dias offline irá te fazer bem, então o faça. A vida é muito mais do que uma tela colorida. Então crie mais hábitos que te torne o que você gostaria de ser. No fim das contas, é só isso que importa. Todos estão correndo atrás da felicidade, mas de nada adianta se essa felicidade vem coberta de filtros.
コメント