top of page

O que 2019 nos ensinou?

  • Foto do escritor: Karla Esteves
    Karla Esteves
  • 26 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Ilustração: @mamafleurs

Acho que como qualquer fim ciclo, esse ano de 2019 trouxe à tona muitos lados da nossa própria existência que não conhecíamos. Isso nos confunde ao mesmo tempo que nos clareia as ideias. Foram 365 dias dos mais variados sentimentos, alguns que nunca nem tivemos a oportunidade de sentir, até agora.


Sinto que o que não era real, como amizades por exemplo, deixou de existir. As boas lembranças permanecem, mas algumas pessoas precisaram partir. Quem sabe um dia não as encontremos em outra realidade, mas só sei que nessa dimensão não farão mais parte, pelo menos não como costumava ser.


Em meio ao caos, tenho certeza que muita gente conseguiu se achar. Às vezes o aperto mais forte, nos faz crescer. Nos faz acreditar que somos grandes. Que nossos sonhos são importantes sim. Que não ter realizado todos, mas ter realizado ao menos um, nos torna vitoriosos. Precisamos aceitar que somos merecedores, sonhar alto é lindo, mas não ser grato pelos pequenos passos não é. Pratique a gratidão das suas conquistas, que aos seus olhos podem parecer pequenas, mas que aos olhos dos outros podem ser de pura admiração. Você elogia seu amigo pelos seus pequenos passos dele, então porque não se auto elogiar pelos seus?


O ano de 2019 foi denso em todos os sentidos, seja pessoal, profissional ou global, mas acredito que isso só está acontecendo para nos fazer despertar. Como vamos saber que chegamos aonde queríamos chegar sem antes não ter passado pela turbulência? Passar por tudo isso é necessário, mesmo que no meio do processo a gente sofra um pouco. Foi incrível ver crianças e adolescentes se engajando sobre o futuro do planeta ao seguir os passos da Greta Thunberg. Em meus 26 anos de vida eu nunca vi nada igual! O número de vegetarianos e veganos aumentando e a solidaridade no olhar das pessoas crescendo foram outros temas que nos fazem cada vez mais acreditar na união, que chegou para ficar, tenho certeza. Finalmente estamos entendendo o valor das coisas que consumimos e os efeitos delas não só ao nosso redor, mas ao redor de um todo.


Para concluir, acredito que se continuarmos nessa direção, coisas que nem sequer imaginamos irão acontecer. E eu digo isso no bom sentindo. Acho que a lição desse ano foi dada e com muito suor conseguimos passar no exame final com êxito. Acredite que os resultados finais vieram através de muito esforço, seu esforço, e que você mereceu sim ser elogiado por cada um deles. Ao escalar, não abaixe a cabeça com vergonha ou medo das próximas conquistas, mantenha ela erguida e tenha em mente que a vista de cima da montanha é sempre gratificante.




コメント


Post: Blog2 Post

©2019 by maré lunar. Proudly created with Wix.com

bottom of page